É comum passageiros terem dúvidas com relação ao seguro viagem, então vamos esclarecer:
O seguro viagem é obrigatório?
É necessário dizer que cada país tem suas próprias regras estabelecidas, sendo necessária uma consulta prévia sobre a exigência do seguro para cada destino. Há países que em caso de o passageiro não estar portando o seguro, fica impedido a entrada e terá de retornar ao país de origem. Entre esses países existe uma convenção firmada, para o transito livre entre eles. Já os estrangeiros que estão de fora desse tratado, são obrigados a apresentar o seguro. Na dúvida, consulte os países que o Acordo de Schengen vigora para não ter problemas.
Quais as vantagens de adquirir o seguro viagem se não for obrigatório?
Sem sombra de dúvidas o seguro viagem tem várias vantagens, e a principal delas é a cobertura que lhe é assegurada em casos de emergências médicas que possam ocorrer durante a viagem, pois muitos países não prestam o serviço para estrangeiros. Há também o serviço de orientação para extravio de bagagem, perda de voos e documentos, assistência judicial e repatriação, entre outros.
Os valores para contratação variam de acordo com o destino e dias cobertos durante a viagem.
Para seguros nacionais os planos são a partir de R$ 16,00, e internacionais a partir de R$ 80,00.
Variando também o valor de cobertura para cada item.
Dica: as cotações para seguro viagem tem valores muito próximos, pois utilizam-se da mesma base de cálculo. Mas ainda assim, vale a pena cotar em mais de um prestador. E principalmente, vale a pena incluir esta segurança para sua viagem.